sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ANTONIO E A VOZ

Você conhece algum Antonio? Claro! Todo mundo conhece um Antonio!
Antonio é a expressão de simplicidade e a representação de algo que esta em todo lugar.
Se você chegar na fila do banco dia 2 do mês e perguntar: quem é o Antonio aí? Vai aparecer gente pra burro ...

Conheci um Antonio em algum lugar da Amazonia. E aquele jovem pediu pra conversar comigo:
- ANTONIO: Irmão Igor, posso conversar com o Senhor.
- IGOR: Claro meu irmão, no que posso ajudar.
- ANTONIO: Eu queria que o sr orasse por mim ...
- IGOR: Tudo bem irmão, irei orar. Mas existe algo que precise saber ... pelo que iremos orar?

Antonio, em cristão novo convertido, então relatou sua história e a dificuldade que tem tido de manter sua fé. Mas algo está acontecendo e ele não sabe o que fazer do que se trata:
- ANTONIO: Sabe irmão ... sempre que estou remando minha canoa ou estou no rio pescando ... quando estou sozinho ouço um canto de passarinho que vem de dentro da floresta. Um canto parece me chamar, parece me convidar a algo que não sei o que é ... o que pode estar acontcendo comigo irmão? Tenho tentado ler a Bíblia, tenho tentado orar, mas é difícil irmão ... e esse passarinho sempre aparece cantando perto de mim. O que será irmão? O que devo fazer?
Bem, não esntrarei profundo na conversa qu tive com o jovem ribeirinho e a oração que tivemos, mas quero extrair aqui algumas lições que obtive neste momento.

1- Antonio está cercado por uma voz e não sabe como discernir (I Co 14:10)
Muitos de nós teríamos muita dificuldades se não poudéssemos mais frequentar os cultos e ouvir as pregações do pastor. Não saberíamos como ouvir a voz de Deus. Acostumamos com a facilidade dos congressos, DVDs, rádios, etc e esquecemos o que é ouvir a voz de Deus no íntimo. O mundo nos cerca por tantas vozes que não sabemos mais entender qual vem de Deus ou não.
Todos os profetas velho-testamentários começam suas profecias dizendo: "Assim diz o Senhor!", sinal de que para falar de Deus, precisamos ouvir Deus. É tempo de abandonar os aparelhos de surdez espiritual ... preciso voltar a ouvir nitidamente a voz de Deus.

2- Antonio precisa urgentemente de uma experiência com Deus (Ef 4:14)
Antonio lê a Bíblia, ora em casa, canta, dizima, mas isso não significa ainda que ele conheça a Deus. Vi nesse momento o quanto é necessário e desejoso que cada cristão tenha sua experiência íntima com Cristo. Eu fiquei pensando que se eu pudesse estar com ele numa pesca, eu ouviria a voz e ajudaria a discerni-la ...tolice ... esse é o tempo do Antonio. Ele precisa ter experiência com Deus e ter dentro de si o Espírito que tras discernimento, que ministra paz no agir de Deus, o Espírito que vence o mal uando ele se nos apresenta. Esse é nosso tempo de conhecer a Deus intimamente. Sem rodeios, sem intermediários, direto com Deus. Moises subiu ao monte e oru 40 dias. A pergunta que me faço é : o que tanto ele falava com Deus?
Que o Espírito de Deus nos ajude a conhece-lo e ouvi-lo mais.
Bem, não vou estender muito, pois o desafio para minha alma e para sua alma já esta posto.

Igor Vale
servindo ao Senhor na Amazonia

Um comentário:

  1. È bom demais ouvir esse missionário servo de Deus falando, relatando sobres suas experiências.
    Um abraço,

    Flávia Mara (aprendendo a ser missionária)

    21 de fevereiro de 2011 22:01

    ResponderExcluir